Avançar para o conteúdo principal

Código da Vinci - O Filme e o Livro



Fomos ver o filme ontem.
Sou sincera! Nem é costume gostar muito dos filmes quando já li o livro antes.
Acho que quando lemos um livro tendemos a idealizar as cenas e situações e há um contexto onírico inerente à interpretação pessoal de cada um.
O mesmo livro tem, na minha opinião, "tantos filmes" possíveis quantas as pessoas o leram, já que cada um "vê" mentalmente a coisa à sua maneira.
Eu adorei o livro.
E ontem honestamente também gostei imenso do filme!
Claro que há entre o livro e o filme partes cortadas e que na minha opinião "enriquecem" quem leu o livro, mas a verdade é que não sendo possível transpor na integra um livro para uma tela, acho que, de um modo simples, directo, sem fugir à história original, quem não leu o livro vê uma versão resumida bastante fiel, e quem leu idem.
Há momentos muito bem conseguidos como as cenas de visualização de imagens e hipoteses no modo como Langdon decifra os anagramas, por exemplo, que facilitam a compreensão das cenas. Falha por exemplo ao resumir demasiado a infância da Sophie e a demanda pelas prendas de anos e natal, o facto destas dependerem de decifrar os puzles/enredos criados pelo "avô". Ainda que apareça um flash back dela a achar 1 prenda debaixo da cama ou a brincar com um puzle cúbico, não ilustra o fascinio do avô por Da Vinci, não explora pontos interessantes sobre a sua vida e obra... etc.
No entanto, e esta é a minha opinião, o filme é agradável de se ver, sem partes maçudas ou momentos parados.
Honestamente acho que tanta fleuma a volta da pelicula só pode vir da mesma origem que a polémica aquando do lançamento do livro ;) o que, em pleno séc. XXI, se torna ridiculo.
Falamos de crenças? Ok falamos, e então? Temos todos que acreditar? Não se pode pôr em causa as coisas?
A questão levantada por Dan Brown não é original! Já tantos autores colocaram em causa a divindade de cristo, a sua relação com Maria Madalena, o papel da Igreja no passar da "mensagem"... (Pegue-se por ex. no livro de Saramago: Evangelho segundo Jesus Cristo)
Acho que o livro nos faz sentir (a nós leitores mais cépticos ou pelo menos, não-cegos-pela-religião) um pouco como a personagem "Sophie Saint-Claire", leva-nos a repensar e a duvidar da história contada pela Igreja e pela Bíblia.
Tem factos históricos interessantíssimos, as relações do catolicismo com o paganismo, a Maçonaria, e acima de tudo a versão do demanda do Santo Graal, ligada aos conceitos do eterno feminino.
É mais fácil para muitos, estando nós numa sociedade informada e cada vez mais "questionadora", acreditar e aceitar por exemplo a ideia de que Jesus Cristo não é filho de Deus, e que a Virgem Maria nunca poderia ter filhos sendo "Virgem".
Mas meus senhores, o livro e filmes são vendidos como obras de "ficção"! Sabemos que há factos históricos e comprovaveis.
Os que não podemos provar e são dados como históricos, então, faça-se em democracia, os crentes chamem-lhe ficção, os agnósticos ou mais cépticos ponderem a hipotese como real!
Pode ser? Ficamos todos contentes na mesma?
Boa! Então agora vou ver se descubro pistas para achar a descendente de Cristo! ;)
Bjcs

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guns n’Roses- alguns anos depois

Não são os G N’ R de há trinta anos… a voz do Axel claramente não atinge o mesmo alcance do passado, mas ainda faz o show! O sorriso sacana, o gingar de anca e o movimento do micro… e corre o palco (durante 3 horas!!! 3 horas minha gente)! foi muito bom vê-los de novo! Duff, mr cool, cool as usual. E do Slash… eh pá… mantenho a mesma visão que tinha quando comecei a ouvir e amar a banda… o Slash é a alma!  Os solos! Aqueles dedos fazem milagres ao tocar uma guitarra. Um Senhor! Um grande senhor! O som teve issues que eram escusados… but still… foi bom voltar à selva!!!

A madrinha é dos dois!

- Quando é que vamos a casa da madrinha? - pergunta a Guida. - Não é tua, é minha!- responde o mais velho  - oh pá, é dos dois! - diz ela. - Pois é! Mas é minha madrinha há mais tempo! - pica o mano Ela fica calada e eu penso orgulhosa que o irmão a deixou a refletir. Mas só estava a pensar na resposta certa: - Exato! Mas eu sou mais nova! Vou viver mais tempo que tu!  🤣 estes dois.

Campanha Youzznet - #youzzRevitaliftFiller

Acabados de receber através de uma campanha  Youzzer.net. Se tiverem curiosidade para  exprimentar o novo Loreal Revitalift Ha, tenho amostras para partilhar!! Amanhã começo a usar e digo o que acho!