sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Do cansaço do pós férias

Depois de uma semana a descontrair quando finalmente estamos em modo turista damos conta que falta pouco para o termino das férias... A ansiedade toma conta e os ultimos dias já são de um prazer agridoce sempre com o cutelo do fim do lazer a pender sobre nós. O teenager intensifica as atividades, não quer deixar nada por fazer. Os mais novos nem sabem do que falamos. linitar-se-ão a fazer birras quando no dia X não forem à praia mas sim encaixotados na sua cadeirinha e recambiados para casa. Antes de sair rever todos os cantos. Não fica nada para trás? A. tens o carregador do telemovel? M. onde esta o ursinho donó-ó?
Na viagem de regresso entre a ladaínha-Mãe já chegámos? Hoje "num" vamos à "paia"- Essa música è um lixo!-Quando eu tinha a tua idade ouvia o que os meus pais punham e não tinha voto na materia! Tens sorte de participar na escolha da lista! 
Mentalmente vou antecipando a chegada. Os animais estarão bem? Será que os morangueiros sobreviveram sem
mim? O que è que lá tenho que dê para fazer uma sopa?
O stress do pré dá lugar ao stress do pós...
Chegados a casa há que desfazer malas, lavar roupas, estender, engomar... Tudo feito precisamos de ferias das férias... 
Descansamos no campo...
Em menor escala há que refazer as malas para a visita à terra do avô. A "farmácia" mantém-se, roupas em menor número. Nao esquecer uns agasalhos. Vale anpena os fatos banho? È melhor( rio mentalmente a adivinhar o M- Isto tudo?!Para 4 dias?)
Novamente rever as plantas, os animais, atulhar a bagageira, todos têm água? Onde estao as chuchas? Seguimos. Mae onde vamos? Vamos à "paia"? - Não amor, vamos ver os primos. - Vamos ver o Gui? - Sim, o Gui e outros primos... 
O mais velho vai macambuzio -para quê vamos tão cedo, para que tantos dias, ali nem há rede de jeito... Como Mãe de três, aumentono volume do radio, converso com o M, faço por ignorar o caos no micro-cosmos do banco de trás. È maravilhoso ter irmãos!-Oh mae o K tá a puxar-me os auriculares!!!- Eu "kéol!! Sem olhar para trás estendo o meu telmovel. o mais novo cala-se enquanto abre a aplicação de videos e vê pela enésima vez os episódios da patrulha pata. A mais nova grita porque também quer ver. - Kike mostra tambem à mana!- A Guida nao quer!!- Quer sim, olha ela a chorar.
Troco olhares cúmplices com o M... Inspira expira... um dia vou ter saudades deste caos.


1 comentário: