segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Leituras - "A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea" de Romain Puértolas

Há já alguns meses que não pegava num livro por prazer. Entre trabalho, fraldas e mestrado tem sido um luxo dificil o ler algo que não tenha que ver com trabalho ou estudo. 
Entre os muitos que tenho em queue ( e espero ler nas próximas semanas), um dos que me deixou a pulga atrás da orelha foi precisamente este...  Convenhamos que um livro com um título destes não deixa ninguém indiferente. Pelo menos a mim chamou a atenção e aguçou a curiosidade...Um faquir, um armário -Ikea, não um armário qualquer - e uma viagem incrivel. 
Em suma achei que seria uma leitura light para desenferrujar o leitor em mim e foi com esse volume que sábado me sentei no sofá.
O livro está escrito de um modo muito leve, muito fluído, em tom de brincadeira quase. De um ponto de partida tão simples (e descabida) como um faquir indiano ir a um ikea em França para comprar uma cama de pregos saltam desenvolvimentos e aventuras cada uma mais tonta que a outra (embora no encadear da história façam sentido). 
Na verdade acho que é um excelente modo de passar umas horitas descontraidas. Além disso, para lá das aventuras e desventuras do pobre faquir, o livro também alude a um lado mais sério, quase subliminar, da imigração clandestina, das aventuras e destinos dos emigrantes que tentam chegar à Europa por todos os meios. Tudo muito ao de leve, sem aprofundar nada, mas o suficiente para apelar à nossa reflexão. 
Em suma, gostei do livro. Pelo entretenimento casual e descontraído, pelas gargalhadas com certas situações e jogos de palavras, bem como pela trama encadeada de situações irreais e impensáveis, mas que  fazem todo o sentido na trama. 
Recomendo sem hesitações! Uma boa leitura de praia!

Sem comentários:

Enviar um comentário