~*~ M de mãe, de Mulher, de Mim. Rakiel D'O. ~*~ Aventuras, Pensamentos, Partilhas do meu dia a dia
sábado, 1 de dezembro de 2018
Tradições Natalinas
Sábado, 7:10de uma manhã fria:
-Mãe! Vamos montar a árvore de natal! Vamos? Anda, acorda mãe!!!
Estremunhada, entro nos chinelos de pelúcia, os pés ainda no onírico de onde fui abrutamente arrancada.
7:45 - Roupões vestidos, Pequeno almoço tomado, começamos a deslaçar as mortalhadas fitas que envolveram o moribundo natal de há 12 meses... Em piloto automático, entre uns “põe os Ninjagos”, “não consigo tirar a roupa a boneca”, “oh mãe olha o Ozzy” e “ a Guida bateu-me” começamos a levantar o esqueleto artificial do “pinheiro” de natal. De Pinheiro pouco tem, farrapos de plástico e propileno sem o cheiro pungente e acre que nos enchia as narinas em
Miúdos durante a época natalícia...
Há um quê de magia em montar a árvore de natal com os filhotes e (e o gato) à nossa volta, ajudando com todo o entusiasmo a espalhar as decorações pela sala e fazendo questão de montar o puzzle dos Ramos na ordem errada...
3 filas de Ramos estão já em riste, a espera das fitas e bolas que vão encantar os miúdos nas próximas semanas. Preparo-me para lhe dedicar mais uma extensão quando, qual anciã desencantada com a vida, a árvore se desmorona ante os nossos olhos. Seria poético, não fossem as tiras de plástico a saltar, o gato assustado pulando pelos móveis qual bola de pinbal e os miúdos em pranto ante a visão do Natal esparramado na sala...
Sábado, 8:59, de uma manhã onde o sol começa a despontar.... quem diria que o hipermercado já tem tanta gente a esta
Hora?
O pinheiro morto jaz no contentor e um novo segue na bagageira, a caminho de casa.
Os miúdos saltitam com a excitação.
Eu, fazendo jus à tradição portuguesa, vou imersa em reminiscências... Quebrou-se um ciclo de 14 anos.
A nossa árvore primeira, o nosso primeiro natal; o primeiro natal do Alexandre, todas as consoadas que viveu connosco, em que partilhou as nossas conversas, a nossa família...
Eles não entendem a minha nostalgia. É só um pedaço de plástico, certo? Um pedaço com 14 anos de história...
11:00- a sala parece um jogo de Mikado. Fitas, enfeites e Ramos. Retomamos o projeto iniciado de manhã. Chamo os filhotes todos à sala. Os 5, colocamos a estrela. Comecemos um novo ciclo. Esta é a nossa árvore. Que acompanhe muitos natais felizes.
#rakieleosminions;#os5;#rakieldo
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Eu e o Furby
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
Dia dos namorados
A proposito dos coracoes que inundam as vitrines, por estes dias...
sou romântica, sou apaixonada, amo, sou amada e muito feliz...
Desde 1996 que conjugamos os verbos do amor, não num dia, mas em tantos ao longo do ano.
Aqui em casa, o dia 14 não me diz muito. Desejamo-nos um feliz dia e pouco mais.
O nosso dia dos namorados ocorre uma semana mais tarde e assim continuará a ser. Esse è o dia em que celebramos termos começado a namorar.
Mais que o comemorar esse “aniversario”, o nosso amor vive de fôlegos diários. Um sms romântico a meio do dia, um mimo oferecido só porque sim, uma manta colocada sobre ti se adormeces no sofá... apaixonar-se è fácil... è no “viver felizes para sempre” está o verdadeiro desafio do verbo amar.
Depois de nos apaixonarmos, è preciso aprender a amar...
terça-feira, 28 de novembro de 2017
Sobre a publicidade no pára-brisa
-É pá, não!!
Já não basta o forçar algo à frente da vista, tipo puto chato com um brinquedo novo: - olha o meu pião! Olha! Estás a ver o meu pião?!- enquanto to espeta pelos olhos ‘adentro’...
É que o puto a malta arregala os olhos ou mostra quão bons somos a arremessar ao longe... Agora, depois de sentar as crianças no carro, apertar cintos de seguranca, guardar mochilas e casacos no porta-bagagens, entrar no carro, pôr o cinto, confirmar que nao ficaram miudos esquecidos na rua, colocar a chave na ignição, no momento em que te preparas para sair do estacionamento... tens um papel endiabrado a acenar debaixo da escova... é pá... não!
Qual é o objetivo? - É pá, boa! Este sr compra carros usados! Meninos toca a sair do carro! Hoje vão a pé que o carro vai ser despachado agora mesmo!
E à chuva?!! É que quando chove o dito transforma-se numa massa disforme que se desfaz ao toque e te enche o vidro de particulas de papel! Será para fomentar os trabalhos manuais ?
- Uau!! Papel machet!! O trabalho pode esperar! Vamos fazer um sapinho de papel! Menos, minha gente; menos...
PS- logo mostro-vos o meu sininho feito em papel machet! Ficou o máximo...
sábado, 4 de novembro de 2017
Birras matinais... um dia normal...
quarta-feira, 4 de outubro de 2017
O mais birrento dos três
Será dos Escorpiões ou é mesmo só para mim?
Kike a brincar com Legos. A caixa tem 3 tipos diferentes que, logicamente, não encaixam Entre si. Embirrou que ha de empilhar um tipo de legos na base do outro. Depois de lhe demonstrar que não cabem, que tem tamanhos diferentes, que as consegue identificar pelo tipo.... a resposta foi: mas eu quero pôr estas!
E está ha 10 um pirralho em modo mantra:"eu quero estas!eu quero por estas!eu quero por estas"...apre...isto é sina ou é signo?
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Mais um estudo da treta
A propósito de uma notícia que acabo de ler: " É prejudicial as crianças acreditarem no pai Natal"- Só me ocorre: -Mais um daqueles estudos!
De vez em quando há um psicólogo que acorda com o risco virado para o lado errado e depois é:
- Não devem brincar no baloiço porque caiem e partem a cabeça!
- jogar a bola na escola não porque caiem, porque se jantam e lutam, porque as bolas são rijas (ja ouvi varias versões)
-os meninos não devem usar faca e garfo mas sim uma colher para não se ferirem!
Agora não podem acreditar no pai Natal...
Esta a criar-se uma geração de incompetentes que não sabem sonhar mem usar a imaginação! Nunca brincaram
na rua e souberam o status que dá chegar a escola com uma crostra no joelho do tamanho de uma noz feita a descer a rua de bicicleta "sem mãos"!!
Não usam faca e aos 15 precisam que os papás cortem a carninha.
Caramba! Sao criancas! têm que ser protegidas mas mais que isso têm que aprender! A ser autónomas, a ganhar destreza, a saber partilhar. Passam tanto tempo em escolas e ATL's como um adulto num escritório. Estas crianças precisam de brincar! Ler, acreditar em
fadas e dragões! Na fada dos dentes e no pai natal! Deixem-nos crescer! Têm muito tempo para descobrir a desconfiança e as coisas menos boas!
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Um filme a perder!!
terça-feira, 23 de agosto de 2016
Livro- O voo da libélula
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Leituras de Férias
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Em busca do copo perdido
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Do cansaço do pós férias
Do cansaço das pré-fèrias
Antevejo-me a tentar não refilar: se achas que è muito para a próxima faz tu as listas e organiza as cosias!
È já um ritual... Faz parte dos nossos papeis. Ele stressa até ver tudo contido na bagageira, eu stresso de o ver stressar.
No fim se contas tudo está em ordem, arrumado, e prontos para seguir- coloquei na lista água fresca para a viagem? È melhor confirmar.
Os mais novos não sabem ao que vão. É normal passear e não percebem se vamos longe ou perto.
- Mae já chegamos!? -Nao Kike, ainda demora. -Mae vamos a "paia"? - Sim filhote vamos... e à piscina também...
- Mae ja chegamos?! -Ui....
Chora um porque quer chucha, chora outro porque quer o telemóvel do irmão, refila o irmão porque a música que está a dar é "um lixo". Refila o pai porque aquilo não são modos de falar.
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
Leituras - "A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário Ikea" de Romain Puértolas
Entre os muitos que tenho em queue ( e espero ler nas próximas semanas), um dos que me deixou a pulga atrás da orelha foi precisamente este... Convenhamos que um livro com um título destes não deixa ninguém indiferente. Pelo menos a mim chamou a atenção e aguçou a curiosidade...Um faquir, um armário -Ikea, não um armário qualquer - e uma viagem incrivel.
Em suma achei que seria uma leitura light para desenferrujar o leitor em mim e foi com esse volume que sábado me sentei no sofá.
O livro está escrito de um modo muito leve, muito fluído, em tom de brincadeira quase. De um ponto de partida tão simples (e descabida) como um faquir indiano ir a um ikea em França para comprar uma cama de pregos saltam desenvolvimentos e aventuras cada uma mais tonta que a outra (embora no encadear da história façam sentido).
Na verdade acho que é um excelente modo de passar umas horitas descontraidas. Além disso, para lá das aventuras e desventuras do pobre faquir, o livro também alude a um lado mais sério, quase subliminar, da imigração clandestina, das aventuras e destinos dos emigrantes que tentam chegar à Europa por todos os meios. Tudo muito ao de leve, sem aprofundar nada, mas o suficiente para apelar à nossa reflexão.
Em suma, gostei do livro. Pelo entretenimento casual e descontraído, pelas gargalhadas com certas situações e jogos de palavras, bem como pela trama encadeada de situações irreais e impensáveis, mas que fazem todo o sentido na trama.
Recomendo sem hesitações! Uma boa leitura de praia!
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Estar ou não estar xfodido
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Cócó
-Porquê?
Porque tem a mania de pôr chinelos e sapatos na boca e a minha mãe lhe diz: - Não! Isso é cócó!" ...
E pronto... não aprende outras coisas mas sabe vir ter comigo de crocs ou sandalias na mão, para eu lhas calçar
- Mamã! Cócó! Cócócó" .....






