Avançar para o conteúdo principal

Quinta feira de espiga

 

Há uma semana lembrei-me que se aproximava o dia da espiga. Não sou crente, não sou supersticiosa. Se tenho uma religião é o amor aos meus. E foi pela minha avó que me lembrei do dia.

Pensei com mágoa, com uma raiva não direcionada, mas mal contida, que este ano não ia comprar ramo nenhum! Que se lixassem esses rituais pagãos que não têm qualquer sentido ou razão lógica.

Espigas em número ímpar para representar o pão e a fertilidade. Papoilas rubras a simbolizar o amor. O malmequer “prata e ouro” para as riquezas terrenas. A oliveira, desejo de paz. O alecrim, para a força.  A videira, a alegria. (E haverão tantas variantes quantas as regiões de Portugal, mas esta é a versão que sigo)

No dia de hoje, a minha avó ligar-me-ia. – Hoje é dia de espiga. Eu até gostava de ter um raminho…, mas se calhar já não se veem… E eu diria, como sempre: - Se eu encontrar levo-te um

E levava. Todos os anos. Às vezes apanhado por mim daqui e dali até ter o ramo feito, outras vezes correndo as entradas do metro ou floristas conhecidas e fazendo o ramo depois. Não te contava se tinha sido fácil ou difícil consegui-lo. Levava-to todos os anos, com o sorriso genuíno de uma criança que acaba de colher uma flor para a mãe. Tu ficavas feliz. Porque tinhas prazer nestes pequenos rituais que vinham da tua infância. Eu ficava feliz. Porque me regozijo com a felicidade daqueles que amo.

A semana passada pensei revoltada que não queria saber das espigas para nada! Era apenas uma quinta-feira e a tradição é desprovida de sentido racional. Este ano não podia partilhar com a minha avó e era ela quem fazia a tradição manter-se. 

Não faço. Não quero saber! Acabou essa tradição. Finquei pé e decidi riscar do meu calendário a data.

Mas esta noite, acordei a pensar em ti, avózinha. Acordei a pensar que a minha revolta era contra a ausência do teu telefonema. Que o que me custava era não poder dar-te em mãos as flores e rirmos juntas das coisas que estavam em falta no ramalhete… - que hoje as pessoas já nem sabem porque se vai à espiga. E a maior parte nem sabe o que leva o ramo ou porquê…

No escuro, recordei aquela vez, em que com 15 ou 16 anos, fomos muitos, rapazes e raparigas, apanhar ramos para a serra do Olival e o Samuel, que era um rapaz bem parecido mas com ares de atrevido,  me deu uma papoila e um beijo no pescoço…. Sorrio... essas memórias não são minhas, mas da minha avó.  

Aliás, na verdade, não é assim! E percebo com carinho, que as memórias da avó são agora minhas. E assim, de mansinho, como um abraço invisível, constato que o ritual da espiga não era dela. Era nosso. Meu e dela. E devia ser mantido. Porque a avó continua aqui. Em mim. Tanto, mas tanto em mim.

Hoje, ao sair do trabalho, passei na florista e comprei os dois ramos da praxe. Levei um à minha avó. Ia incompleto… Esta gente não sabe fazer ramos, não lhe tinham posto alecrim. Não pudemos rir juntas, mas sorrio por saber o que dirias se pudesses. O meu ramo está na cozinha. Por cima da porta. 

E tem simbolismo. Muito. Mais que os símbolos individuais de cada elemento, aquele raminho simboliza memórias, amor, família. Sempre a família.

 


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guns n’Roses- alguns anos depois

Não são os G N’ R de há trinta anos… a voz do Axel claramente não atinge o mesmo alcance do passado, mas ainda faz o show! O sorriso sacana, o gingar de anca e o movimento do micro… e corre o palco (durante 3 horas!!! 3 horas minha gente)! foi muito bom vê-los de novo! Duff, mr cool, cool as usual. E do Slash… eh pá… mantenho a mesma visão que tinha quando comecei a ouvir e amar a banda… o Slash é a alma!  Os solos! Aqueles dedos fazem milagres ao tocar uma guitarra. Um Senhor! Um grande senhor! O som teve issues que eram escusados… but still… foi bom voltar à selva!!!

A madrinha é dos dois!

- Quando é que vamos a casa da madrinha? - pergunta a Guida. - Não é tua, é minha!- responde o mais velho  - oh pá, é dos dois! - diz ela. - Pois é! Mas é minha madrinha há mais tempo! - pica o mano Ela fica calada e eu penso orgulhosa que o irmão a deixou a refletir. Mas só estava a pensar na resposta certa: - Exato! Mas eu sou mais nova! Vou viver mais tempo que tu!  🤣 estes dois.

Saudades

  A palavra saudade só ganha sentido quando não podemos fazer nada para a mitigar. Faz hoje um ano que o telefone tocou com a notícia mais dolorosa que já recebi. Tenho saudades das conversas que já não podemos ter. Saudades de não receber as tuas chamadas nem poder ligar-te todos os dias, para falar de nada. Saudades do toque das tuas mãos, sempre quentes. Saudades de criar mais momentos contigo e ainda assim, ter a certeza convicta que continuas diariamente comigo.