Avançar para o conteúdo principal

Entre costuras e pensamentos

Foi a minha avó quem me ensinou a coser...
Não que se tenha descoberto uma costureira em mim... mas aprendi com ela as bases. Alinhavar, chulear, cerzir. Ensinou-me a fazer o ponto invisível, o ponto cruzado, o caseado...
Dava-me pedaços de pano e restos de linha e eu ficava ao lado dela a praticar, com ar solene de quem está numa tarefa importante. Olhava as suas mãos pequeninas, de dedos ágeis, a remendar a roupa de trabalho do avô, a coser botões nas camisas, a casear pontas de meias... 
Ralhava comigo quando eu atalhava caminho e punha uma linha enorme na agulha: Isso è trabalho à Maria Badalhoca! Faz as coisas com preceito! A linha grande vai enrolar e a costura não fica nada de jeito!
Aprendi com ela a colocar botões... “ Isso são pontarelos! Se dobras a manga vê-se esse ninho de linha!” 
E eu, queria agradar! Queria aprender! E aprendi. Gostava tanto desses momentos nossos!
Sempre que tenho que coser botões nos bibes dos pequenos - e è algo que acontece semanalmente- corto a linha pensando num tamanho que não faça de mim uma Maria Badalhoca. 
E quando calha coser um botão com pressa, deixando a linha a ver-se no avesso, sorrio e penso: aí se a minha avozinha vê isto!
Minha querida, querida avozinha. Passaram 18
dias. Ainda não consigo aceitar que a tua partida foi definitiva. 
Continuas comigo.
Adoro-te!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guns n’Roses- alguns anos depois

Não são os G N’ R de há trinta anos… a voz do Axel claramente não atinge o mesmo alcance do passado, mas ainda faz o show! O sorriso sacana, o gingar de anca e o movimento do micro… e corre o palco (durante 3 horas!!! 3 horas minha gente)! foi muito bom vê-los de novo! Duff, mr cool, cool as usual. E do Slash… eh pá… mantenho a mesma visão que tinha quando comecei a ouvir e amar a banda… o Slash é a alma!  Os solos! Aqueles dedos fazem milagres ao tocar uma guitarra. Um Senhor! Um grande senhor! O som teve issues que eram escusados… but still… foi bom voltar à selva!!!

A madrinha é dos dois!

- Quando é que vamos a casa da madrinha? - pergunta a Guida. - Não é tua, é minha!- responde o mais velho  - oh pá, é dos dois! - diz ela. - Pois é! Mas é minha madrinha há mais tempo! - pica o mano Ela fica calada e eu penso orgulhosa que o irmão a deixou a refletir. Mas só estava a pensar na resposta certa: - Exato! Mas eu sou mais nova! Vou viver mais tempo que tu!  🤣 estes dois.

Saudades

  A palavra saudade só ganha sentido quando não podemos fazer nada para a mitigar. Faz hoje um ano que o telefone tocou com a notícia mais dolorosa que já recebi. Tenho saudades das conversas que já não podemos ter. Saudades de não receber as tuas chamadas nem poder ligar-te todos os dias, para falar de nada. Saudades do toque das tuas mãos, sempre quentes. Saudades de criar mais momentos contigo e ainda assim, ter a certeza convicta que continuas diariamente comigo.