Avançar para o conteúdo principal

Desconfinamento com algum descontentamento

 Quinta feira, depois da comunicação ao país por parte do nosso primeiro ministro, ouvida obviamente entre vários:

- estejam calados um bocadinho que quero ouvir,  Henrique não batas à tua irmã!,  Margarida baixa o som do tablet!

Querem parar?! 

Mas eles não querem, divertidíssimos a fazer a sua coreografia “António...-polegares apontados para o peito- Costa!- polegares a apontar as costas e gargalhadas de quem acabou de ouvir o Jerry Seinfeld “

Lá conseguimos destrinçar o que nos interessava, com a mesma ansiedade de quem vê a tiragem dos números do Euromilhões.

Confesso que tinha alguma esperança que abrissem primeiro algum comércio e a partir de 5/04 começassem então a abrir as escolas. Assusta-me mais este abre fecha, presencial-on-line, que a existência de uma rotina diária... 

Foi um reajuste ao ensino on-line, e agora vamos reajustar ao regresso ao presencial. Espero, sinceramente, que até junho. 

A instabilidade e eu temos uma relação digamos que... instável.

Adolescente entra na cozinha - há hipótese de a 19 de abril não voltarmos? 

... penso que não. - a sério?! Mesmo que aumentem bué os casos? Possa.- torna a sair e retorna ao seu covil.

À mesa. Entre risos, ralhos, revirares de olhos, nao gosto do salmão, come só as batatas, oh mãe posso água, oh pai quero Ice Tea, tentamos conversar com os mais novos... - Sim, bem sei... ao fim de três filhos já devíamos saber que quando o parvalhometro está ligado, não há nada a fazer... mas que querem? Sou uma otimista...

- meninos, à bocado queríamos ouvir o António Costa falar, porque... 

Pausa para que cessem as gargalhadas e a coreografia dos mais novos- nota mental: passar a usar o termo “primeiro ministro”

- estava a dizer... que à pouco na televisão o que se falava eram as novas medidas sobre a pandemia. E a boa notícia é que na segunda-feira vocês já podem voltar à escola!

- Acabou o Covid?! ( Não, Henrique. Nem vai acabar tão cedo. Continuamos a ter que ser cuidadosos)

- Já vamos ter todas as aulas? ( Sim, vão às 9 e saem as 17) 

- Os  meus óculos já estão prontos segunda? ( Maggie, ainda nem os fomos comprar )

- amanhã é segunda? - não, é sexta- quantos dias? - três- amanhã temos que brincar todo dia!!-

- como é que vou ter tempo para jogar com os meus amigos?! ( Brincam na escola e se não

Houver tpc podes jogar um bocadinho quando chegares)

... silêncio. Mudança de tema como se esta conversa desconexa não tivesse ocorrido.

Hora de deitar. Beijinhos. Abraços. Ralhetes. Deitem-se. Parem com a palhaçada. Durmam bem!


-Olha mãe, eu não sei se quero ir!!!

Inspira... Expira... - eu também não, meninos. Eu também não.- não digo, mas penso..


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guns n’Roses- alguns anos depois

Não são os G N’ R de há trinta anos… a voz do Axel claramente não atinge o mesmo alcance do passado, mas ainda faz o show! O sorriso sacana, o gingar de anca e o movimento do micro… e corre o palco (durante 3 horas!!! 3 horas minha gente)! foi muito bom vê-los de novo! Duff, mr cool, cool as usual. E do Slash… eh pá… mantenho a mesma visão que tinha quando comecei a ouvir e amar a banda… o Slash é a alma!  Os solos! Aqueles dedos fazem milagres ao tocar uma guitarra. Um Senhor! Um grande senhor! O som teve issues que eram escusados… but still… foi bom voltar à selva!!!

A madrinha é dos dois!

- Quando é que vamos a casa da madrinha? - pergunta a Guida. - Não é tua, é minha!- responde o mais velho  - oh pá, é dos dois! - diz ela. - Pois é! Mas é minha madrinha há mais tempo! - pica o mano Ela fica calada e eu penso orgulhosa que o irmão a deixou a refletir. Mas só estava a pensar na resposta certa: - Exato! Mas eu sou mais nova! Vou viver mais tempo que tu!  🤣 estes dois.

Saudades

  A palavra saudade só ganha sentido quando não podemos fazer nada para a mitigar. Faz hoje um ano que o telefone tocou com a notícia mais dolorosa que já recebi. Tenho saudades das conversas que já não podemos ter. Saudades de não receber as tuas chamadas nem poder ligar-te todos os dias, para falar de nada. Saudades do toque das tuas mãos, sempre quentes. Saudades de criar mais momentos contigo e ainda assim, ter a certeza convicta que continuas diariamente comigo.