Avançar para o conteúdo principal

Leitores no século XXI

- Outra vez a ler? Em que página estás? Tu se pudesses estavas todo dia a ler? -
 A admiração do H. deixa-me a refletir nalguns pontos. Por um lado, ele só dar conta agora, em altura de férias, que a mãe lê, mostra o pouco tempo que tenho para o fazer no dia a dia, mesmo nos momentos de fim de semana. 
O livro habitual na cabeceira da cama deve parecer-lhes um acessório de decoração. À hora em que lhe pego, nas noites em que o cansaço não me vence, já eles dormem a sono alto.
Um hábito que tinha com o mais velho e com eles tem sido difícil conciliar. O de nos sentarmos na sala, todos, cada um com o seu livro, num momento de lazer… fica a intenção de tentar recuperar esse bom hábito.
Depois, o ar francamente admirado com que me interpela, medindo a leitura pela quantidade de páginas, mais que pelo prazer, preocupa-me. Diz-me que tenho um não leitor. Alguém que, como muitos dos meus alunos, vêem na leitura uma obrigação necessária e imposta por um professor de Português, tirano ( onde eu tão bem me enquadro), onde eu vejo uma viagem a novos mundos e novas realidades… 
Tenho tentado desafiar a que peguem nos seus livros e me façam companhia… só uma página dos seus livros… mas a piscina, o cloro, os tablets e os portáteis chamam mais alto. 
Gostava de poder chantageá-lo: só jogas depois de leres uma página… mas q leitura t m que ser um prazer não uma imposição… por isso… vou continuar a testar a sua curiosidade. Lendo eu, lendo muito. Sempre que posso… na esperança que o desejo de perceber as minhas razões, o façam um destes dias juntar-se a mim, de livro em punho. 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Passatempo

Com intuito de divulgar o blog e aumentar o número de seguidores vou promover um concurso! O prémio é um exemplar do livro : Super Mães, Super Mulheres Como a maternidade nos dá uma maior agilidade mental de  Katherine Ellison Para participar devem: 1º Seguir o blog 2º Comentar pelo menos um post 3º Divulgar pelos teus amigos Não esqueças de partilhar o link da divulgação!!! a Rafflecopter giveaway

Guns n’Roses- alguns anos depois

Não são os G N’ R de há trinta anos… a voz do Axel claramente não atinge o mesmo alcance do passado, mas ainda faz o show! O sorriso sacana, o gingar de anca e o movimento do micro… e corre o palco (durante 3 horas!!! 3 horas minha gente)! foi muito bom vê-los de novo! Duff, mr cool, cool as usual. E do Slash… eh pá… mantenho a mesma visão que tinha quando comecei a ouvir e amar a banda… o Slash é a alma!  Os solos! Aqueles dedos fazem milagres ao tocar uma guitarra. Um Senhor! Um grande senhor! O som teve issues que eram escusados… but still… foi bom voltar à selva!!!

a minha avó dava im filme

Hoje encontrei numa rede social uma memória de 2017. Estava ao telefone  com a minha  avó e diz ela: - Ontem deitei-me tardissimo porque estive a ver um estupor de um terrorista que tomou conta de um avião! Ainda matou 2 pessoas aquele monstrengo! depois apanharam-no! Mas já fui para cama era umas 3 da manhã! - E eu... na minha avidez de notícias toca a googlar para saber onde ocorreu tal coisa; e acompanhado em direto pela TV?! -oh avó, mas isso foi onde?! - oh na TV, mas põem os filmes tão tarde!!! --- POKER FACE 🙃 a D. Stella era um espetáculo… miss her so much.