Avançar para o conteúdo principal

Leituras de Verão - Longa Pétala de Mar

 Isabel Allende é, para mim, maravilhosa em rudo o que escreve. Sou completamente fascinada pelo dom que tem de criar personagens cativantes, envolvendo-os numa contextualização histórica apaixonante e nada pesada. 

No livro, Longa Pétala de Mar, Isabel conhecemos a família Dalmau. Vítor Dalmau, um estudante de medicina que se vê obrigado a lutar na Guerra Civil Espanhola e pelos conhecimentos que tinha é colocado de serviço nos hospitais e sai ileso da guerra.

Por outro lado, Roser Bruguera, uma rapariga acolhida pelos pais de Víctor, acaba por engravidar de Guillem, o irmão de vítor, que morre em combate e não chega a saber que deixou a sua amada grávida de um filho seu. Depois de várias peripécias onde se explora a miséria e o papel dos refugiados Espanhóis em fuga do regime de Franco, Vítor e Roser casam, para serem legalmente família e poderem fugir para o Chile.

Partem no navio Winnipeg, numa viagem organizada pelo poeta Pablo Neruda, cujo papel em todo este conflito nos é dado a conhecer, numa homenagem bonita que explora o facto de ter ajudado a salvar 2 mil refugiados republicanos espanhóis.

Isabel Allende faz uma retrospetiva da maior parte do século XX, recontando episódios importantes da história de Espanha e Venezuela, e também abordando a história política do Chile, com a chegada de Salvador Allende até à entrada no poder do ditador Pinochet.

Terminei a leitura com a mesma sensação que tenho sempre que termino um livro de Isabel Allende:  a história, as personagens, a escrita, fazem um conjunto arrebatador e roçam o meu ideal literário.  Amei!

Opinião sobre o livro: Longa Pétala de Mar,de Isabel Allende.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guns n’Roses- alguns anos depois

Não são os G N’ R de há trinta anos… a voz do Axel claramente não atinge o mesmo alcance do passado, mas ainda faz o show! O sorriso sacana, o gingar de anca e o movimento do micro… e corre o palco (durante 3 horas!!! 3 horas minha gente)! foi muito bom vê-los de novo! Duff, mr cool, cool as usual. E do Slash… eh pá… mantenho a mesma visão que tinha quando comecei a ouvir e amar a banda… o Slash é a alma!  Os solos! Aqueles dedos fazem milagres ao tocar uma guitarra. Um Senhor! Um grande senhor! O som teve issues que eram escusados… but still… foi bom voltar à selva!!!

A madrinha é dos dois!

- Quando é que vamos a casa da madrinha? - pergunta a Guida. - Não é tua, é minha!- responde o mais velho  - oh pá, é dos dois! - diz ela. - Pois é! Mas é minha madrinha há mais tempo! - pica o mano Ela fica calada e eu penso orgulhosa que o irmão a deixou a refletir. Mas só estava a pensar na resposta certa: - Exato! Mas eu sou mais nova! Vou viver mais tempo que tu!  🤣 estes dois.

Campanha Youzznet - #youzzRevitaliftFiller

Acabados de receber através de uma campanha  Youzzer.net. Se tiverem curiosidade para  exprimentar o novo Loreal Revitalift Ha, tenho amostras para partilhar!! Amanhã começo a usar e digo o que acho!